sábado, 12 de março de 2011

Sindrome de Down: Comprometimento Cognitivo, Aprendizagem e Habilidades Sociais

     Sindrome de Down é o nome que se dá à alteração genética que acomete pessoas numa estimativa de um em cada 600 nascimentos. Essa alteração genética pode vir de 3 formas:
Trissomia 21 padrão: Indivíduo apresenta 47 cromossomos em todas as duas células, tendo no par 21 três cromossomos. Ocorre em aproximadamente 95% dos casos.
Trissomia por translocação: O indivíduo apresenta 46 cromossomos e o cromossomo 21 extra está aderido a um outro par, em geral o 14. Ocorre em aproximadamente 3% dos casos.
Mosaico: O indivíduo aprsenta uma mistura de células normais (46 cromossomos) e células trissômicas (47 cromossomos). Ocorre em aproximadamente 2% dos casos.

     Além de características físicas comuns aos Downs como os olhos amendoados, estatura baixa e pescoço curto, a sindrome de Down tem uma importante influência biológica/genética nos níveis de cognição do indivíduo. Para Bissoto (2005) este comprometimento cognitivo pode ser explicado por alterações que evolvem a hipotonia (redução da força muscular) e alterações sensoriais (visão e audição).

     Há uma concepção de que todas as pessoas com a sindrome de Down apresentam as mesmas limitações orgânicas, motoras e cognitivas, porém o desenvolvimento cognitivo e/ou psicomotor pode variar entre os indivíduos com a sindrome se considerarmos que a alteração genética não é a unica influência no desenvolvimento; é preciso considerar as influências sociais, culturais e educacionais (Bissoto, 2005).
     Essas ideias estão de acordo com as do Behaviorismo Radical e da Análise do Comportamento. O analista do comportamento vai considerar os comportamentos humanos em todos os seus níveis e influências e é isso que contribui para o histórico de aprendizagem dos indivíduos. Uma pessoa com sindrome de Down pode ter um comprometimento cognitivo atestado por fatores biológicos/genéticos que influenciará na sua aprendizagem e habilidades sociais, mas as causas biológicas/genéticas não são tão determinantes assim. Atualmente é divulgado que a estimulação precoce a inclusão de pessoas com sindrome de Down contribuem para sua qualidade de vida e para seu desenvolvimento global.
    O Psicólogo analista do comportamento deve considerar todo o contexto de vida de uma pessoa com a sindrome. A aprendizagem de regras e o desenvolvimento de habilidades sociais podem ocorrer de forma lenta, por isso a estimulação é muito importante. Em Psicoterapia, por exemplo, a aprendizagem pode ocorrer por meio de instrumentos com maior força de estimulação sensorial visando a maior compreensão de regras e limites sociais. Essa estimulação pode acontecer por meio de jogos educativos (recomendo os virtuais) onde deverá ter espaço para aplicar algumas técnicas, como por exemplo: modelação (aprendizagem por meio da observação de comportamentos e suas consequências), reforçamento diferencial de comportamentos verbais e não verbais e ensaio comportamental para habilidades de comunicação.


Sites recomendados
http://www.fsdown.org.br/index.php
http://www.brasilescola.com/doencas/sindrome-de-down.htm

Referências
Bissoto, M. L. (2005). Desenvolvimento cognitivo e o processo de aprendizagem do portador de sindrome de Down: Revendo concepções e perspectivas educacionais. Ciencia & Cognição, 4, 80-88.

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