segunda-feira, 21 de março de 2011

O que é Autoconhecimento?


A expressão "Autoconhecimento" é acolhida por muitas áreas filosóficas, científicas, religiosas ou místicas. Ter autoconhecimento, nas visões não científicas, é considerar que há processos ou entidades internas que comandam as ações dos humanos.
Para a psicologia comportamental o autoconhecimento é uma expressão comportamental onde a pessoa verbaliza um conhecimento sobre as causas, os controles, os contextos e as consequências do próprio comportamento. Esse conhecimento sobre si mesmo é aprendido com o contexto (comunidade verbal) no qual a pessoa vive.
Muitas pessoas não possuem habilidades "autoconscientes" porque muitas vezes não estão atentas aos eventos ambientais que antecedem seu comportamento, ou às consequências de seus comportamentos que ocorrem no seu cotidiano.
Geralmente as pessoas respondem ao seu ambiente de forma pouco consciente. Se perguntarmos à maioria dos fumantes "Por que você fuma?" eles podem dar as seguintes respostas: "Por que é bom; por que é relaxante; por que eu gosto; por que eu preciso, etc." Esse tipo de resposta demonstra um nível baixo de autoconhecimento (ou um jeito de resumir o assunto!). Para a pergunta sobre fumar, as pessoas "autoconscientes" poderiam responder: "Eu fumo por que aprendi com meus pais que são fumantes; fumo por que acho elegante; fumo por ser muito ansiosa e no momento o cigarro alivia minha ansiedade; fumo por que tenho prazer e mesmo sabendo das consequências devastadoras meu desejo pelo fumo ainda é maior do que pela minha saúde; fumo por todos os motivos acima e ainda considero que o cigarro é um válvula de escape para problemas psicológicos que não quero entrar em contato, etc."
O exercício do autoconhecimento é um processo longo, trabalhoso e muitas vezes doloroso. Como é possível ter autoconhecimento? Buscar entender e relacionar os eventos de sua própria história e de seu contexto atual é um bom exercício. Nesse sentido a Psicoterapia é capaz de contribuir para este processo, já que ter autoconhecimento é fundamental para a construção de novos repertórios comportamentais e para a resolução de problemas.

Sugestões de leitura

Skinner, B. F. (1982). Sobre o behaviorismo. São Paulo: Cultrix.
Skinner, B. F. (1993). Ciência e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes

5 comentários:

  1. Olá,
    Precisei de quase uma semana pensando e repensando em como tecer um comentário sobre esta postagem.... Agora tenho certeza... Preciso de mais um ano pode ter alguma objetividade... Rsrs
    O autoconhecimento, na minha modesta opinião; é como uma faca, muito afiada, pode cortar as amarras e nos trazer liberdade ou nos ferir de morte na alma. Muitas vezes é mais simples e mais seguro simplesmente não conhecer, não mexer, não lembrar. O medo pela possibilidade da dor é bem maior, que qualquer perspectiva de entrar em combate frontal com qualquer psicose interna. Em suma, para mim o “autoconhecimento” é só um termo bonito para se dizer “oi, vamos sofrer tudo de novo!”. Honestamente moço, isso é chaaaato...
    Bjox Mel
    (Ps. Escrevi o que SINTO, mas você sabe que eu SEI que é importante. Fazer o que??? Tem morfina aí???)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por mais um comentário, Mel!
    Vc tem razão em dizer que o autoconhecimento traz consigo muita dor, pois é preciso abrir feridas até chegar ao dito "autoconhecimento"... A questão é saber quando e onde é melhor usar a faca afiada. Muitas vezes vamos nos ferir, mas como vc mesma colocou... Podemos nos libertar!
    ^^

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Esse foi o post que mais me identifiquei! Você me conhece, sabe que eu já passei por tantas provações, e ainda me ajudou a superar a maior delas! hehe
    Buscar o autoconhecimento, representa o meu objetivo pessoal mais íntimo; abrir a cabeça e o coração pra realmente me autoconhecer! Acredito que julgar outrem é uma tarefa MUITO mais fácil do que julgar a si mesmo, e que é uma tarefa constante, pois mudamos a cada momento que passa, então constantemente estamos descobrindo coisas novas sobre nós mesmos!
    E realmente, o autoconhecimento pode ser um pouco dolorido, pois como o Mel disse, mexemos com nosso íntimo 'negro', nossos medos e feridas que, ainda que cicatrizadas, ainda estão lá. Mas acredito que é a melhor forma de superarmos tais medos e cuidar dessas cicatrizes para que nao deixem sequelas marcantes demais, pois se autoconhecer é também abrir nosso coração para ficarmos dispóstos a aprender coisas novas, pois se conhecemos nossas limitações, conhecemos também onde podemos melhora-las! E se necessário fazer mudanças em nossa vida, e consequentemente; evoluirmos!

    ResponderExcluir
  5. Tem toda razão Paula! Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...